O PERIGO DA CITAÇĀO DIRETA!

Você sabia que a citação direta pode ser um perigo

Compartilhe esta postagem

Você sabia que a citação direta pode ser um perigo? 

 

Eu também não tinha pensado nisso, até começar a fazer a revisão de um informativo (que faço de segunda à sexta, sempre às 7h30 da manhã).

Nesse informativo havia, pela primeira vez, o artigo de um advogado. Comecei fazendo uma leitura bem interessante, percendendo a concatenação de ideias, o raciocínio lógico… O artigo estava muito coerente, até aparecerem as citações.  Eram 3. Autores clássicos, administrativistas reconhecidos.

 

Se você ainda não sabe, a citação direta é aquela que transcreve a idéia, ipsis literis, ou seja, com as mesmas palavras usadas pelo autor. Deve ser reservada aos casos em que se verifica uma idéia genial, indescritível com as próprias palavras, sem prejuízo de seu teor ou realmente necessária. (trecho do meu livro Pesquisa e Monografia Jurídica na era da Informática)

Na primeira citação achei erro. Na segunda, fiquei na dúvida. E na terceira, haviam 4 erros.

As citações são argumentos de autoridade, utilizados no discurso. Como bem disse, Irineu Strenger, “são aqueles deduzidos da força obrigatória da Lei, dos precedentes judiciários, das opiniões doutrinárias ou interpretação administrativa”.
Como o trabalho científico é, em geral, resultado de  pesquisa documental, bibliográfica, esse argumento torna-se muito presente.

Fazemos uso da autoridade do outro (autores renomados e já reconhecidos) e com isso ganhamos, também, autoridade. Salvo, é claro, quando você comete erros na transcrição e aí acontece exatamente o contrário!

Como assim Lili, o contrário? Ao invés de ganhar autoridade, você perde ainda mais.

Sim, por que, em geral, quando há erro, o que pensa o leitor, o orientador, o examinador, que ainda não lhe conhece, mas em geral, já leu trabalhos dos autores citados?

Que aquela pessoa que já publicou livros e artigos não pode ter cometido tais erros, portanto, os erros são de quem transcreveu. E se faltou cuidado na transcrição, como confiar no restante do trabalho?

Dificilmente alguém que lê um trabalho com tantos erros, vai investir seu tempo, lendo novos textos deste mesmo autor.

Por isso, se você  vai usar citação direta, tenha muito cuidado nas suas transcrições. Elas são perigosoas, pois facilmente verificáveis e os erros cometidos podem te impedir de obter a autoridade que você tanto espera.

Leia, releia, confira e se o erro estiver mesmo no original, use a palavrinha sic, que significa assim mesmo.

Um grande abraço, e até a próxima!

 

Gostou desse post, compartilhe!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

selo

contato@lilivieira.com

© 2018 . Lili Vieira. Todos os direitos reservados. Termos de uso. | Desenvolvido por josepauletters.