SEJA AUTORRESPONSÁVEL PELO SEU TCC E PELA SUA CARREIRA

SEJA AUTORRESPONSÁVEL PELO SEU TCC E PELA SUA CARREIRA
Você desistiu ou foi reprovado no TCC? Tem colocado a culpa no orientador, na banca ou na sua instituição? Sempre recebo pelo Youtube, no vídeo...

Compartilhe esta postagem

SEJA AUTORRESPONSÁVEL PELO SEU TCC E PELA SUA CARREIRA

Você desistiu ou foi reprovado no TCC? Tem colocado a culpa no orientador, na banca ou na sua instituição?
Sempre recebo pelo Youtube, no vídeo que fala sobre a obrigatoriedade do TCC, alguns desabafos de alunos que ainda não concordam com a exigência do TCC, do tipo:
“Minha instituição não tem banca capacitada esse é o problema. Os mestres fazem acepção [sic]  por alunos, fiz um trabalho de historiador e fui reprovado e outra fez de memes da internet e foi aprovada. TCC não vale a pena não temos que comprovar nada para a banca e sim aos alunos.”
“TCC é uma palhaçada. Deveria ser facultativo. Obrigar o aluno a fazer uma pesquisa estressante e muitas vezes ter que se submeter aos professores divindades das universidades.”
Já conheci alunos que passaram pelo mesmo problema, mas sem coragem de se expor, passaram meses mentindo para a família que tinham concluído o curso. Perderam, assim, inclusive a oportunidade de comemorar a formatura.
Por isso resolvi escrever esse post, para chamar você à autorresponsabilidade e te ajudar a controlar as suas emoções. Afinal, como um ser integral que é, usar apenas a razão para fazer o TCC pode te levar a resultados não tão excelentes do que se você estiver no controle de sua vida e de suas emoões.
Vamos regredir um pouco. Antes de você ter um problema com o TCC, você já tinha consciência de que:
a) nosso mundo é imperfeito, pois nele vivem seres em evolução física, moral, intelectual, espiritual e emocional….
a) nosso sistema de ensino é falho (como a maioria das escolas tem método defasado, não valorização dos talentos, não estímulo à criatividade…), afinal foi concebido por humanos, mas mesmo assim optou por uma instituição de ensino;
b) toda instituição de ensino tem sem prós e contras, afinal o estatuto, o projeto pedagógico do curso foram elaborados por profissionais da educação, nem sempre tão capacitados, atualizados, mente aberta…
b) todos somos falíveis e imperfeitos e professores e alunos não ficam de fora.
c) toda banca é falível, o que não exime seus componentes do dever de buscar a imparcialidade e tratar a todos os alunos com igualdade;
Diante deste quadro você tem duas opções:

1) se fazer de vítima do sistema e ficar reclamando do TCC e fazê-lo com sacrifício e sofrimento só para passar, deixando a responsabilidade pela sua felicidade e sucesso nas mãos dos outros; ou
2) assumir a responsabilidade pela sua escolha de viver neste mundo, de estudar naquela instituição, de fazer um curso que exigia o TCC desde quando você entrou e aproveitar o curso para selecionar material sobre o seu maior sonho de vida e fazer o melhor trabalho a sua vida e ter a chance de submetê-lo a uma banca de especialistas e ouvir a opinião deles e as sugestões de melhoria, para obter mais segurança para seguir em frente trabalhando com o mesmo assunto.
Toda escolha implica em perda.
Assuma uma posição e suas consequências.
Qual das duas, você entende que vai lhe ajudar mais a ser um profissional de valor e mais qualificado para o mercado? O que você ganha com cada uma dessas escolhas?
Pense nisso!

Não coloque nas mãos dos outros a responsabilidade pelo seu sucesso! Busque-o! Existem infinitas possibilidades a seu dispor. Foque na solução. O que você pode fazer para ter sucesso na proxima vez que fizer e defender o seu TCC?

Perdoe-me se fui dura, mas o faço por amor, por querer te ver crescer e aparecer no mundo, fazendo uso de seus talentos!
Um grande abraço n´alma!
Lili Vieira

Gostou desse post, compartilhe!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

selo

contato@lilivieira.com

© 2018 . Lili Vieira. Todos os direitos reservados. Termos de uso. | Desenvolvido por josepauletters.