PÁGINA: O QUE É, QUANDO E COMO USAR E ABREVIAR

PÁGINA O QUE É QUANDO E COMO USAR E ABREVIAR

Compartilhe esta postagem

PÁGINA: O QUE É, QUANDO E COMO USAR E ABREVIAR

Indicar a página de onde tirei a citação é obrigatório?
Como indico a página? É Pág., Pg. ou p.? O p. vem antes ou depois do número?

Se você ficou na dúvida sobre alguma dessas perguntas, fique em paz! É uma das dúvidas mais comuns entre acadêmicos e autores. Por isso mesmo, não se pode tomar como exemplo outros trabalhos ou livros, pois a chance de haver divergência entre eles é gigante. Se você quer fazer do jeito certo, vai gostar de assistir ao vídeo que preparei para você, mas antes disso, vamos iniciar o tema!

Primeiro é importante que você saiba que o assunto é tratado em 3 normas da ABNT: 14724, 10520 e 6023, que nesse caso devem ser analisadas em conjunto, de forma sistêmica.

 A abreviatura correta é p. e não pg. ou pág., que representa o termo paginado, de acordo com a lista de exceções da NBR 10522:1988. A indicação da página (p.) vem precedida de vírgula e não de ponto final, sendo por este sucedida. Veja o exemplo:

BATALHA, Campos. Tratado de Direito Judiciário do Trabalho. 2. ed. São Paulo: LTr,  1985, p. 744.

 E porque tanta gente, utiliza o p. após o número da página, Lili? Ou usa o ponto final antes de indicá-la? Possivelmente pela interpretação isolada da NBR 6023:2018. Ao trazer exemplos de referências, essa norma traz a possibilidade de indicar como um dos elementos complementares, a quantidade de páginas de um documento. Esse formato de indicação de páginas, entretanto, apenas descreve fisicamente a obra:

MUSEU DA IMIGRAÇÃO (São Paulo, SP). Museu da Imigração – S. Paulo: catálogo. São Paulo, 1997. 368 p.

Outro fator que contribui para tal erro tão comum é a preferência da ABNT – pelo menos assim nos parece – pelo sistema autor-data, tanto que a NBR10520:2002, que trata das formas de citação em documentos, ao exemplificar o sistema numérico, traz apenas um exemplo de como inserir o indicativo numérico no texto, mas não exemplifica a indicação da obra na lista de referências. Ao exemplificar o sistema autor-data, no entanto, traz seis exemplos da indicação, tanto no texto, quanto na lista de referências.[2]

A necessidade de a vírgula anteceder o número da página pode ser deduzida dos exemplos do autor-data, trazidos pela citada NBR e, ainda, pelo respeito aos leitores, que não podem – querendo consultar diretamente a fonte citada – ser obrigados a folhear todo um livro para encontrar a citação.

Repetindo, o modelo correto de indicação de página consultada é:

  BATALHA, Campos. Tratado de Direito Judiciário do Trabalho. 2. ed. São Paulo: LTr,  1985, p. 744.

No vídeo, explico tim-tim por tim-tim o que é página, quando e onde  indicar, como abreviar e muito mais. Assista! Você vai gostar! E, se fizer sentido, compartilhe!

[1] Tal Norma encontra-se cancelada desde 2003, sem substituição.
Os exemplos da NBR 6023:2002, todavia, ratificam o mesmo entendimento, conf. já mencionado  no texto.

[2] Cf. item 6.2 e 6.3 da NBR 10520:2002

Redes Sociais Lili vieira

Instagram  lilivieiracoach

Facebook Coach.LiliVieira

YouTube Liliane Vieira

Gostou desse post, compartilhe!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

selo

contato@lilivieira.com

© 2018 . Lili Vieira. Todos os direitos reservados. Termos de uso. | Desenvolvido por josepauletters.