COMO FAZER A CAPA DO TRABALHO ACADÊMICO

COMO FAZER A CAPA DO TRABALHO ACADÊMICO

Compartilhe esta postagem

COMO FAZER A CAPA DO TRABALHO ACADÊMICO

Elementos da Capa

Você sabia que o nome da instituição na capa do trabalho acadêmico não é um elemento obrigatório?
Neste post e no vídeo, feito com base nas normas da ABNT, vou te contar quais são os elementos da capa e como devem ser apresentados.

A NBR 14724:20011estabelece no item 4.1.1 os seguintes elementos da capa, que devem aparecer nesta mesma ordem:

a) nome da instituição (opcional);
b) nome do autor;
c) título;
d) subtítulo, se houver;
e) número do volume, se houver mais de um;
f) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;
g) ano de depósito (entrega).

Até 2001, a NBR 14724 não trazia o nome da instituição. A praxe, todavia, consagrou esse uso e a ABNT passou a trazer o nome da instituição como elemento opcional.
Todos os outros elementos são obrigatórios.

 

Formato

A NBR 14724:2011 recomenda tamanho de fonte 12 para todo o trabalho, incluindo a capa (salvo exceções).
Não é, pois, obrigatório usar este tamanho, a não ser que sua IES o exija. Mas é importante padronizar.  Recomendo, assim, que você use 12 para toda a capa em maiúsculas, exceto para o título que pode ser de 12 a 20, no máximo, em caixa alta.

Veja modelo no vídeo.

Posso ou devo usar a logamarca da minha faculdade?

Algumas instituições sugerem a seus alunos padrão de encadernação, contemplando a logomarca. Não há proibição a tal inovação.
Tal sugestão, todavia, deve ocorrer de maneira geral, como forma de padronização dos trabalhos, senão para toda a instituição, pelo menos para todos os alunos de determinado curso.
Desse modo, desde que a capa contemple todos os elementos sugeridos pela no-ma, nada impede que contenha outros, se isso não for prejudicial à estética. Sugere-se apenas que o nome da instituição, sendo antecedido da logomarca, venha alinhado à esquerda e não mais centraliza-o, exigindo-se para a colocação desta, pelo menos, um recuo esquerdo de 2 cm.

Vou ficar com duas capas?

Se sua instituição exige capa dura, faça-a para servir de modelo à encadernação, mas lembre-se de perdir para retirar essa página quando forem fechar o miolo. Ela não é contada para fins de paginação, e não integra o trabalho, quando capa dura (embora a maioria das encadernações em capa dura a contenha, erroneamente, como primeira página do miolo).

Cores

Não há norma sobre as cores da capa. Pode a instituição, como forma de padronização, editar norma exigindo dos alunos a encadernação em determinada cor, diferenciando os cursos uns dos outros. Se não houver esta norma, o aluno, atendendo ao bom senso, poderá escolher a cor que quiser. Para não correr riscos de surpresas desagradáveis, o preto com letras douradas é sempre uma boa opção.

 

Se foi útil, comente e compartilhe! Ficarei feliz em saber e poder ajudar outras pessoas.

Um grande abraço na alma e boa sorte no seu trabalho!

*Texto baseado no meu livro Pesquisa e Monografia Jurídica na era da Informática. 3. ed. Brasília: Brasília Jurídica, 2007, com atualizações.

 

 

 

 

Gostou desse post, compartilhe!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

selo

contato@lilivieira.com

© 2018 . Lili Vieira. Todos os direitos reservados. Termos de uso. | Desenvolvido por josepauletters.